A Era do Terror Gótico: O Surgimento de Sombras na Literatura do Século XVIII ao XIX

O período clássico do terror gótico na literatura começou no final do século XVIII e alcançou seu auge no início do século XIX. Esse movimento literário teve suas origens com o romance O Castelo de Otranto (1764), de Horace Walpole, que é amplamente considerado a primeira obra de ficção gótica. A partir de então, o gênero se desenvolveu, influenciando muitos autores e evoluindo até o final do século XIX.


Principais fases do terror gótico:

1. Final do Século XVIII (1760-1800): 

   - Essa fase inicial é marcada pelo surgimento de temas góticos clássicos, como castelos em ruínas, mistérios sobrenaturais, figuras tirânicas, e heroínas vulneráveis. Obras como O Castelo de Otranto de Horace Walpole, Os Mistérios de Udolpho (1794) de Ann Radcliffe, e O Monge (1796) de Matthew Lewis exemplificam bem esse período.

2. Início do Século XIX (1800-1850): 

   - No início do século XIX, o terror gótico começou a incorporar temas mais psicológicos e explorar profundamente as emoções dos personagens, como o medo e a obsessão. Nesta fase, surgem obras como Frankenstein (1818) de Mary Shelley e Melmoth, o Errabundo (1820) de Charles Maturin, que misturam horror com questionamentos filosóficos e éticos.

3. Meados e Final do Século XIX (1850-1900):

   - Durante a Era Vitoriana, o terror gótico passa a se fundir com os medos sociais e psicológicos da época, refletindo temas como repressão sexual, decadência moral e medo da degeneração. Exemplos notáveis incluem Drácula (1897) de Bram Stoker e O Médico e o Monstro (1886) de Robert Louis Stevenson, que exploram o terror de maneira mais sofisticada e com implicações psicológicas mais profundas.

Principais características do terror gótico:

- Cenários isolados e assustadores (castelos, mansões, florestas sombrias).

- Atmosfera de mistério, melancolia e suspense.

- Figuras de tiranos ou vilões sombrios.

- Presença de elementos sobrenaturais ou inexplicáveis.

- Exploração das emoções humanas como o medo, o desejo reprimido e a obsessão.

- Temas de decadência, morte e destruição.


Embora o período clássico tenha terminado no final do século XIX, o terror gótico continuou a influenciar a literatura e a cultura popular, sendo base para muitos subgêneros de horror modernos, como o terror psicológico e o terror sobrenatural.

Comentários