[Exclusivo] - ENTREVISTA COM LUCAS BRITO, AUTOR DE "COISAS DA NOITE: O QUIXERÉ ASSOMBRADO E SUAS LENDAS POPULARES"

Conheça COISAS DA NOITE: O QUIXERÉ ASSOMBRADO E SUAS LENDAS POPULARES, o livro sobre lendas urbanas e lendas rurais de Lucas Brito, escritor nordestino do município de Quixeré, no Ceará. 


Entrevistamos, com exclusividade, o autor Lucas Brito, oportunidade na qual tivemos uma breve conversa sobre seu livro COISAS DA NOITE: O QUIXERÉ ASSOMBRADO E SUAS LENDAS POPULARES, entre outros assuntos que vão interessar a você que gosta do universo do terror. Confira conosco mais sobre o livro COISAS DA NOITE: O QUIXERÉ ASSOMBRADO E SUAS LENDAS POPULARES, mais sobre o autor e nossa entrevista exclusiva! 

SINOPSE DE "COISAS DA NOITE: O QUIXERÉ ASSOMBRADO E SUAS LENDAS POPULARES":

O livro traz um compêndio de lendas e contos com viés sobrenatural da cultura popular quixereense, onde os narradores trazem na memória desde a "burrinha da Água Fria", passando pelo "lobisomem", o "bode perseguidor", o "homem que virava porco", a "mulher da ladeira", entre muitos outros personagens do imaginário popular, que mantém viva a cultura oral.

ANTES DE NOSSA ENTREVISTA, CONHEÇA O ESCRITOR LUCAS BRITO:


Nascido na cidade de Quixeré (Ceará), em 1988, é escritor de contos de terror e mistério. Publicou seu primeiro livro "COISAS DA NOITE: O QUIXERÉ ASSOMBRADO E SUAS LENDAS POPULARES", em 2019, no qual conta sobre as lendas assombradas da cultura popular de sua cidade. Desde então, dedica-se à escrita de contos. Em 2020, publicou "CONTOS INSÓLITOS: HOMEM-SOMBRA E OUTRAS HISTÓRIAS FANTÁSTICAS", uma coletânea com dez contos autorais de terror e mistério. Já teve histórias publicadas em antologias. Também é autor do livro de contos de terror PERTURBAÇÕES NOTURNAS, de 2022. 

INSTAGRAM DO AUTOR: @autorlucasbrito

LINK PARA COMPRA DO LIVRO "COISAS DA NOITE: O QUIXERÉ ASSOMBRADO E SUAS LENDAS POPULARES": CLIQUE AQUI ou entre em contato pelo instagram do autor.

ENTREVISTA EXCLUSIVA E COMPLETA COM O ESCRITOR LUCAS BRITO:


Márisson Fraga: Quais foram suas inspirações para escrever o livro COISAS DA NOITE: O QUIXERÉ ASSOMBRADO E SUAS LENDAS POPULARES?

Lucas Brito: Tive a ideia de pesquisar sobre as lendas populares da minha cidade depois de ler Assombrações do Recife Velho, obra de Gilberto Freyre sobre as lendas antigas do Recife. Como sempre gostei dessa temática de lendas urbanas e causos assustadores, esse livro foi o pontapé inicial para que eu começasse a ir atrás de conhecer as lendas de Quixeré para, depois, registra-las e publica-las, a fim de que não se perdessem e caíssem no esquecimento. "Vou fazer a mesma coisa que Gilberto Freyre fez", eu pensava. E, no final, com esforço e ajuda de muitas pessoas, realmente consegui e o Coisas da Noite viu a luz do dia.

Márisson Fraga: O fato de você ter nascido em Quixeré, te inspira a escrever livros de terror?

Lucas Brito: Não necessariamente. Embora eu soubesse que Quixeré, como muitas cidades do interior, possui um imaginário rica de lendas e contos de malassombros, minhas inspirações na hora da escrita vieram de ideias próprias, de outros livros que li, de filmes e série que assisti e de histórias que outras pessoas me relataram. No entanto, aqui e acolá, sempre gosto de me inspirar em alguma lenda já existente quando escrevo um conto novo, seja ela de Quixeré ou não.

Márisson Fraga: O que você considera inovador para o leitor que vai se deparar com o livro COISAS DA NOITE: O QUIXERÉ ASSOMBRADO E SUAS LENDAS POPULARES?

Lucas BritoPrincipalmente a riqueza do imaginário popular quixereense, recheado de diversos tipos de lendas. Aqui o leitor encontrará lobisomens, luzes perambulando pela noite, uma procissão das almas, casas assombradas, e muitas outras coisas assustadoras da noite. Essa nova edição do livro veio mais bem elaborada, incluindo novas ilustrações, mapa da cidade, fotos dos locais considerados mal-assombrados antigamente e, principalmente, novas histórias que não entraram na primeira edição.

Márisson Fraga: Para você, quais são os maiores desafios de escrever um conto de terror fictício?

Lucas BritoAcho que se trata de prender a atenção do leitor do início ao fim e deixá-lo "perturbado" pelo conto, pelo que acabou de ler. Uma boa história deve impressionar o leitor, não somente assustar, em se tratando de um conto de terror, mas sim encantá-lo, deixando aquele gostinho de quero mais ao final da leitura.

Márisson Fraga: Você prefere escrever contos de terror sobre histórias reais ou criar contos de terror fictícios?

Lucas Brito: Um pouco dos dois. Tem horas que busco inspiração em casos e relatos da vida real e faço alterações, dando meu próprio toque à história. Um exemplo disso é o meu conto "O Corpo", presente no livro Perturbações Noturnas: ele foi baseado num relato real que li em um e-book de casos de terror brasileiros, mas o final e certos outros detalhes da história foram alterados por mim. Fiz isso também em "O Caminhante Noturno", conto inspirado na lenda recifense do Boca de Ouro.

Em outras ocasiões tenho ideias próprias, que surgem na minha cabeça quando menos espero.

INSTAGRAM DO AUTOR: @autorlucasbrito

LINK PARA COMPRA DOS LIVROS:

"COISAS DA NOITE: O QUIXERÉ ASSOMBRADO E SUAS LENDAS POPULARES": CLIQUE AQUI ou entre em contato pelo instagram do autor.

PERTURBAÇÕES NOTURNAS: CLIQUE AQUI ou entre em contato pelo instagram do autor.

Comentários