CARNE FRESCA (José Inácio): Resenhas e Comentários sobre o livro

Acabei, neste exato momento, de ler Carne Fresca, de José Inácio. E aqui vão algumas considerações sobre o livro, a quem possa interessar.

Desde o início, achei o livro muito interessante. Não apenas pelo fato da história ocorrer em Pernambuco - meu estado - e citar vários lugares da Região Metropolitana de Recife - a cidade onde nasci -, mas também pelo fato do personagem principal ser bastante enigmático.

Drake é um homem velho e solitário. Parece estar entediado com a sua vida. Ele possui uma condição de saúde peculiar. No final do livro, há um Plot Twist que explica sua questão de saúde apresentada desde o início. Eis que, logo nas primeiras páginas, ele recebe uma ligação da polícia pedindo para que o mesmo comparecesse à delegacia o mais rápido possível. 

A notícia que provocara esta convocação não era boa. E o pior: era algo que estava relacionado à sua filha.

A partir daí, a leitura vai se tornando mais densa e violenta. É válido ressaltar que o livro denuncia uma atividade ilícita pouco conhecida pelo senso comum. Apesar de tratar-se de uma ficção, me parece que o autor pesquisou sobre o assunto.

Ah, e deixo claro um ALERTA DE GATILHOS, sobre os quais não poderei dar maiores detalhes para não soltar spoilers aqui. Portanto, se você não tiver estômago, não leita este livro!

É possível, a partir da leitura deste livro, divagar sobre o quanto lutamos conta a nossa própria natureza para se enquadrar nas normas sociais e como isso cria o que Freud chamou de Mal Estar Na Civilização.

Adorei o final da história e, durante a leitura, acabei me identificando de várias formas com o Drake. Creio que você também vai se identificar, principalmente se você for pai ou mãe...

Comentários