Tudo sobre "Bem-Vindo à Casa dos Mortos", da série GOOSEBUMPS

"Bem-vindo à Casa dos Mortos" foi o primeiro livro da série original de Goosebumps. Foi publicado no Estados Unidos pela primeira vez em 1992. Além disso, foi relançado em 2010 como o décimo terceiro livro da série Classic Goosebumps, apresentando novas ilustrações de Brandon Dorman.

A ilustração da capa apresenta uma casa antiga e escura à noite, com a porta da frente entreaberta e uma figura estranha iluminada na janela por uma luz alaranjada. As edições de 1992 e 2003 apresentam a assinatura tradicional de Tim Jacobus - ilustrador de mais de 100 capas de todas as séries Goosebumps - na folhagem no canto inferior direito.

SINOPSE: 

Fique Alerta! Amanda e Josh acham que a velha casa para onde acabaram de se mudar é estranha. Assustadora. Possivelmente assombrada. E a cidade de Dark Falls também é bastante estranha. Mas seus pais não acreditam neles. Vocês vão se acostumar, dizem eles. Saia e faça novos amigos. Então, Amanda e Josh o fazem. Mas esses novos amigos não são exatamente o que seus pais tinham em mente. Porque eles querem ser amigos... para sempre.

CAPAS AMERICANAS:

CURIOSIDADES:

- O pai de Amanda e Josh é mencionado pelo seu nome no livro: Jack Benson. Já a sua mãe foi chamada de Penelope Benson no episódio de televisão, mas não se sabe se esse realmente era seu nome no livro.

- R. L. Stine afirma que este livro pode ser muito assustador para crianças, porque ele ainda não tinha seus elementos engraçados, e ele diz que se pudesse reescrever o livro, o tornaria um pouco engraçado.

- Uma continuação do livro intitulada "Happys Holidays From Dead House" (Felizes Feriados da Casa dos Mortos) estava planejado para a série de livros Goosebumps Gold, no ano de 2000. No entanto, tanto o livro quanto a série nunca foram lançados devido um desentendimento entre R.L. Stine e a Scholastic.

- As cópias da primeira edição do livro não apresentam um número na lombada.

- Este livro faz referências a Honda (fabricantes de automóveis) e Stetson (marca americana fabricante de chapéu).

- Em um certo ponto, Amanda tem um sonho onde sua família são todos esqueletos. Um sonho semelhante aparece em "Sorria e Morra!" No entanto, a sequência de sonho neste primeiro livro é muito mais detalhada em comparação ao sonho do livro sobre a câmera fotográfica.

- Certas cópias do livro original anunciam não um, mas dois livros na contracapa; "Fique Longe do Porão" e "Sangue de Monstro". Em ordem, eles são o segundo e terceiro livro a serem publicados nos Estados Unidos, ainda em 1992.

- A reimpressão Classic Goosebumps muda o slogan da contracapa para "Entre por sua conta e risco!".

- A primeira palavra deste livro é 'Josh', este livro sendo o primeiro livro de Goosebumps. Significa que a primeira palavra em um livro de Goosebumps foi 'Josh', e a primeira letra foi 'J'.

- O lendário cineasta de terror George A. Romero uma vez escreveu um argumento para uma adaptação cinematográfica de "Bem-vindo à Casa dos Mortos". Segundo fontes, isso teria ocorrido ainda nos anos 90. 

- A arte da capa se assemelha à arte da capa de Deadly Impulse, de Carolyn B. Mason, já que Jacobus também fez a arte da capa para aquele livro três anos antes, em 1988. (Foto abaixo)


ERROS:

- No início do livro, o Sr. Dawes oferece-se para levar a família Benson para dar uma volta. A história sugere que o Sr. Dawes está dirigindo seu próprio carro; ele até pega seu chapéu no porta-malas. Depois de guiar a família, o Sr. Dawes para em seu escritório imobiliário e sai, e a família Benson parte com seu carro. Ou o Sr. Dawes tinha um carro na garagem ou perto da garagem dos Benson (de onde ele pegou seu chapéu), ou R.L. Stine esqueceu que o Sr. Dawes não estava dirigindo seu próprio carro.

- Quando o Sr. Dawes chega à casa para atrair as crianças para o anfiteatro, é observado que já é quase 2h da manhã. No momento em que o Sr. Dawes termina de levar as crianças para o anfiteatro, o sol já está nascendo. Isso não faz sentido.

- A explicação do Sr. Dawes sobre como Dark Falls se tornou uma cidade de mortos vivos sugere que ele era um dos moradores originais transformados pelo gás amarelo. No entanto, a data de morte em sua lápide é posterior à de Karen. Apesar das datas terem sido atualizadas em edições posteriores, essa discrepância permaneceu sem correção.


REFERÊNCIAS E EASTER EGGS:

- No livro da série Goosebumps Series 2000, "Revenge R Us", o protagonista Wade Brill é forçado a entrar em uma casa abandonada que seu amigo, Carl Jeffers, apelidou de "A Casa dos Mortos".

- A capa original do livro é apresentada na animação dos créditos finais do filme Goosebumps. No entanto, a paleta de cores parece se assemelhar à capa do lançamento mais recente.

- A Casa dos Mortos aparece como um local no jogo Goosebumps: The Game, assim como na capa original do jogo. (Foto)

- Há um evento baseado neste livro em Goosebumps HorrorTown, jogo para Mobile. Seria a vizinhança de Dark Falls?

- A Casa dos Mortos é apresentada no trailer de "Slappy, Beware!", promovendo o 30º aniversário de Goosebumps.


CURIOSIDADES DA SÉRIE DE TV:

- Ben Cook (Josh Benson) apareceu anteriormente como Jerry Hawkins em "Aulas de Piano Podem Matar" e apareceria novamente como Marty em "Um Choque na Rua do Choque".

- Scott Wickware (O Trabalhador do Capacete) apareceu anteriormente como O Mutante Mascarado em "Ataque do Mutante" e a Máscara Assombrada em "A Máscara Assombrada II".

- Se você olhar de perto para as placas de imobiliárias mostradas na parte 1, é possível identificar "Sr. Compton Dawes" nas placas de imóveis em Dark Falls.

- O nome da rua é desconhecida, no entanto, o número 10 pode ser claramente visto na varanda da casa morta.

- Karen Thurston usa uma camisa com um logotipo "G" nas partes 1 e 2 de Bem-vindo à Casa dos Mortos. A camisa também foi usada pela personagem Margaret Brewer na parte dois de "Fique Longe do Porão" na temporada 1.

- Durante as cenas de abertura em que o Sr. Benson está dirigindo pelos arredores de Dark Falls e falando sobre queda de empregos na cidade, o espelho lateral do carro da família reflete um caminhão dirigindo atrás deles com suas luzes acesas, incluindo um câmera visível.

- Enquanto o Sr. Benson dirige a van da família pela ponte da cidade, um disparo parcial da Torre C.N. de Toronto é visível entre as vigas de aço.

- Quando o Sr. Dawes segura o Jornal Diário de Dark Falls com a manchete "Acidente em Fábrica Química Mata Trabalhadores", o texto da submanchete, embora quase ilegível, diz: "Qual é o dano para nossa adorável cidade? Devemos evacuar? Quão tóxico é?"

- De acordo com o roteiro, nenhum dos residentes de Dark Falls pode ficar sob a luz do sol. Quando a família está saindo na parte dois, Compton começa a perseguir a van em direção à luz do sol e seu chapéu cai. Ele está em pé sob a luz direta do sol, mas não está morrendo como os outros zumbis fizeram anteriormente no episódio.

- Na versão não editada/original deste episódio, há uma cena em que Amanda tropeça momentaneamente em algo que estava imediatamente fora dos portões do cemitério enquanto está sendo perseguida pelos moradores da cidade. 

- A mesma casa usada para retratar a Casa dos Mortos pode ser vista na adaptação para TV de Fique Longe do Porão. É a casa em que os Brewers moram.

- Este episódio é o quinto especial a ser exibido em horário nobre na Fox, em vez do Fox Kids.


LOCAIS DE GRAVAÇÕES DA SÉRIE DE TV:

- As cenas de abertura da adaptação para TV foram filmadas ao longo da Avenida Unwin, na área de Port Lands em Toronto. O episódio mostra a alta chaminé na Estação Geradora Hearn, uma usina desativada em Toronto.

- Mais adiante, na Avenida Unwin, está a ponte que os Bensons atravessam enquanto passam pela placa da cidade de 'Dark Falls'. A ponte foi reconstruída em 2015.

- Outras fábricas vistas ao fundo incluem uma serraria canadense desmontada perto da usina geradora.



Comentários